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sobre o Avocado

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Avocado engorda? Mitos e verdades sobre este super alimento

Avocados são super alimentos, conhecidos pela sua grande quantidade de fibras, nutrientes também calorias. Não é incomum ouvirmos, no dia a dia, pessoas que evitam a fruta por medo de engordar ao consumi-la. Por outro lado, também é crescente o número profissionais da saúde aconselhando o consumo, mesmo em dietas para perda de peso. Mas a dúvida permanece: será que avocado engorda?

Propriedades do avocado

Com mais de 20 nutrientes essenciais para a saúde, avocados são algumas das frutas mais beneficiais para a saúde. Seu consumo pode prevenir cãibras, inflamações, infecções, hipertensão, diabetes, além de estimular o sistema imunológico. Para os veganos, a fruta também é uma ótima opção como fonte de proteínas e ferro, contendo 18 aminoácidos essenciais. Além de seus benefícios por si só, avocados também são acompanhamentos perfeitos nas refeições. Além de seu sabor e textura completarem pratos com frescor e sutileza, avocados também ajudam o organismo a absorver os nutrientes dos outros alimentos.

Mas afinal, avocado engorda?

A alta quantidade de calorias e gorduras que a fruta apresenta, pode assustar os desavisados, mas não é bem assim! As gorduras presentes no avocado são gorduras monoinsaturadas, e mais de 75% de seu valor calórico vem disso. Esse tipo de gordura conhecido como “gordura boa”, que é facilmente queimada para a produção de energia n nosso organismo.

Os avocados são grandes aliados à perda de peso, principalmente quando combinados com:

Além dos benefícios da gordura monoinsaturada, a grande quantidade de fibras encontrada na fruta, promove a sensação de saciedade, regula os níveis de açúcar no sangue e controla o fator inflamatório das dietas. Essa é a característica principal que torna o avocado um aliado na perda de peso.

O consumo em excesso da fruta, como a maioria dos alimentos, pode levar ao aumento de peso sim. Mas você também pode ter no avocado um grande aliado se está buscando perder peso, consumido porções reduzidas no café da manhã, pré-treino ou ceia/refeição tardia. Esses momentos do dia são ideias para uma refeição que sacie a fome ou te garanta a energia necessária para treinar.