Menu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
sobre o Avocado

guardar avocado

Guardar avocado: Como congelar a fruta sem escurecê-la?

Tem um avocado maduro em casa, não sabe em que receita usá-lo e não quer perder a fruta?  Guardar avocado pode ser muito mais fácil do que parece. Além das maneiras de acelerar e desacelerar a maturação da fruta, é possível também também manter o avocado congelado.

Guardar avocado: Que tal congelar?

O avocado é uma fruta conhecida por ter uma transição muito rápida entre os pontos em que fica maduro e passado. Além disso, o processo de oxidação do avocado ocorre muito rapidamente, podendo deixá-lo com a tonalidade escura. Mesmo quando congelado, o avocado pode adquirir este aspecto mais amarronzado, dando a impressão de que a fruta não está de fato preservada.

Existem maneiras de driblar a oxidação e fazer com que seu avocado continue com a cor ideal mesmo depois de congelado. A primeira maneira é amassar ou processar a polpa, com algumas gotas de suco de limão. Depois de misturar, é só colocar a polpa em um saco plástico lacrado e levar ao congelador. É importante que o saco plástico seja lacrado para evitar a entrada de ar, que causa a oxidação.

Se você não quer usar a polpa amassada no futuro, e sim a fruta em fatias, também é possível congelar sem problemas. Corte o avocado na metade, retire o caroço e descasque as duas partes. Em seguida, Pingue gotas de suco de limão nos pedaços e envolva-os bem com papel filme ou alumínio. Coloque as metades em um saco plástico lacrado, para impedir a entrada de ar, e congele.

Dicas

Apesar de parecer muito fácil congelar o avocado, é preciso sempre prestar atenção em algumas coisas:

  • Não tente congelar o avocado inteiro sem descascá-lo. Isso pode danificar a fruta, deixando-a com a consistência mole, como se estivesse passado.
  • Uma alternativa ao limão, é o uso de vinagre branco. Ambos são adequados para a preservação da fruta.
  • Se você não tiver um saco plástico que possa ser selado, vasilhames com tampas seláveis também podem ser utilizados.