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NOTÍCIAS E DESTAQUES
sobre o Avocado

Os benefícios do Avocado na alimentação

A nutricionista e farmacêutica Eliane Petean explica sobre a fruta que desponta no mercado para auxiliar a alimentação saudável: o Avocado.
O pequeno e notável Avocado é primo do abacate e conquistou europeus e americanos com sua textura cremosa e sabor particular, e que há algum tempo está sendo cultivado em nossas terras. É uma fruta com personalidade, aparência pequena e a cor da sua polpa é verde amarelada. Tem um sabor peculiar e uma consistência amanteigada que chega a derreter na boca.

De todas as frutas, o Avocado tem se destacado pelo alto teor de gordura monoinsaturada, constituindo numa forte fonte de energia, e sua oleosidade é naturalmente saudável, quase se assemelhando ao óleo de oliva.

As gorduras insaturadas (vegetais) e os componentes biologicamente ativos, como os fitoesteróis (substâncias capazes de inibir a absorção e a síntese do colesterol por conterem fibras) além de prevenir doenças – como o câncer de cólon – auxiliam no funcionamento do intestino, dando a sensação de saciedade, além de levar a pessoa a comer menos.

Ao contrário do que se pensava, essa gordura insaturada (o chamado ômega 9), presente no Avocado, é uma das substâncias que mais auxiliam no emagrecimento, pois diminui o estado inflamatório do organismo.

O Avocado possui também outros benefícios como ser isento de colesterol, é rico em 14 minerais e 11 vitaminas. Quando comparado a outras frutas, apresenta-se como uma ótima fonte de vitaminas como a B6, E, C, tem fósforo, potássio e magnésio. Essa combinação faz do fruto um poderoso antioxidante, importante no combate dos radicais livres.

Merecem destaque na composição dessa fruta o potássio, que, além de ser muito abundante na polpa, previne cãibras, e o fósforo, fundamental na formação dos ossos e dentes.

É muito indicado também para corredores, devido a essas propriedades. Além disso, é excelente fonte de fibras, principalmente pectina, um tipo de fibra solúvel, apresentando quatro vezes mais fibras quando comparado a outras frutas como a maçã. As fibras, além de prevenir doenças como o câncer de cólon, auxiliam no funcionamento do intestino. O fruto pode ser consumido antes e depois da prática de exercícios, por ser capaz de repor os sais minerais, como um isotônico.

Deve-se ficar atento à quantidade diária consumida, que deve ficar em torno de três colheres de sopa por dia e não adicionar açúcar quando comê-lo in natura, pois serão adicionadas calorias e não haverá benefício algum à saúde. Dê preferência a gotas de limão.

As propriedades da fruta vão além das ótimas características nutricionais: o óleo do Avocado é larga- mente utilizado na fabricação de cosméticos.

Por: Eliane Petean