Menu

NOTÍCIAS E DESTAQUES
sobre o Avocado

simplesmente-avocado-thais-ferguson

Simplesmente avocado…

A nutricionista Thaís Ferguson compartilhou um pouco mais sobre os benefícios do avocado em um artigo exclusivo para a Jaguacy Brasil.

O avocado é considerado um dos superalimentos mais benéficos. Tem grande concentração de gorduras monoinsaturadas (mais de 75 % de seu valor calórico total vem desta gordura) e é facilmente queimado para a produção de energia, onde apresenta baixíssimo teor de frutose (maior causadora de doenças inflamatórias como excesso de acido úrico, hipertensão, diabetes, obesidade entre outras). Muito utilizado na manutenção e redução do peso devido ao seu poder de regular a saciedade e os níveis de açúcar no sangue e melhorar também o fator inflamatório da dieta.

Fornece cerca de 20 nutrientes essenciais para “turbinar” a saúde, incluindo: fibras, vitamina E, vitaminas do complexo B, magnésio, cálcio, vitamina K, ácido fólico, potássio (mais do dobro da quantidade encontrada na banana). Também é uma ótima fonte proteica, boa opção para vegetarianos ou veganos pois contém mais de 18 aminoácidos essenciais. É, também, fonte de Glutationa, a mais importante enzima antioxidante que combate processos de envelhecimento, inflamações, degenerações além de fortalecer o sistema imunológico.

Quando consumido junto com alimentos nas principais refeições, como almoço e jantar, auxilia o organismo a absorver nutrientes como os carotenos (antiinflamatório articular e foto-protetor) e luteína (garante a saúde ocular). Auxilia também no aumento em 3 a 5 vezes mais na absorção de moléculas antioxidantes (nutrientes estes que ajudam o corpo a se proteger dos danos e desgastes celulares decorrentes de estresse metabólicos ocasionando envelhecimento, perda de energia e morte celular).

Prevenção de doenças e melhora na saúde

Avocados são ótimos para a saúde do coração. São fonte de omega-9 e fitoesteróis e promovem melhora na função vascular. Pesquisas apontam o importante papel na manutenção e melhora do perfil lipídico em pacientes que consumiram 1 avocado por dia. Apresentaram alterações leves nos níveis de colesterol total e triglicerídeos, na redução significativa do colesterol LDL e no aumento em 11% nos níveis do HDL. Outros estudos mostraram que, quando consumido meio avocado junto à refeições ricas em colesterol, como lanches, hambúrgueres, churrascos etc., houve a redução significativa da produção de compostos inflamatórios, reduzindo também os níveis de açúcares no sangue, melhorando assim a carga glicêmica da refeição e controlando os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue quando comparado ao consumo destes alimentos sozinhos.

As gorduras saudáveis são fundamentais para manutenção da função cerebral e na prevenção de doenças neurodegenerativas como no Alzheimer, Parkinson ou em distúrbios de cognição (muitas vezes causado pelo excesso de atividades que nos deparamos no dia a dia). O cérebro se beneficia com dietas pobres em carboidratos e ricas em gorduras boas (gorduras monoinsaturadas).

Outros estudos estão sendo aprofundados em pesquisas do câncer, onde tem sido analisado que a avocatina B (encontrada na gordura do avocado) pode propiciar a morte de células-tronco da leucemia mieloide aguda (LMA).

Para maximizar os benefícios deste superalimento

A maneira que você descasca o seu avocado pode afetar o quanto você extrai de seus valiosos fitonutrientes. Uma investigação feita pela UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles) demonstrou que a maior concentração de carotenoides, antioxidantes e fitoquimicos situam-se próximos a parte interna da casca, na parte verde escura da polpa. Assim, a melhor maneira é retirá-lo com uma colher bem próxima da casca ou descasca-lo com as mãos: Após remover a semente corte cada metade no sentido do comprimento em seguida use o polegar e o dedo indicador e simplesmente puxe a casca de cada pedaço.

“Para acelerar o processo de amadurecimento do avocado coloco em um saco plástico junto com uma banana, fecho bem. Entre 24 a 36 horas ele estará maduro, isto é devido a alta concentração de etileno – gás liberado durante a maturação da banana que acelera também a maturação do avocado.”

Como ingerir mais avocado em sua alimentação

Além de ser consumido em saladas, smoothies, shakes de proteínas ou sozinho a dica também é utiliza-lo na substituição de gorduras em assados, basta substituir a gordura (óleos e manteigas) na mesma quantidade pelo avocado (processados ou amassados).

Ótima opção para ser consumido no café da manhã, no pré-treino e antes de dormir (fonte de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar e importante na manutenção da boa qualidade de sono – formação da melatonina). Importante capacidade detoxicante, onde necessitamos destes ativos tanto ao acordar como antes de dormir .

Thais Ferguson ( CRN 12804 )
Fitoterapeuta e Nutricionista Funcional
Email: thais.h.ferguson@gmail.com
Insta: @thaisferguson

 

Receitas para fazer com avocado:
Maionese de avocado:

2 avocados
Suco de 1 limão
Sal marinho à gosto
Pimenta do reino moída na hora
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
Ervas frescas (ex: tomilho, salsinha, coentro)
Liquidifique e sirva com saladas ou como recheios de lanches funcionais.

Pesto de avocado:

1 avocado
Suco de 1⁄2 limão
1⁄2 xícara de castanhas cruas (pode ser de caju, amêndoas, do Brasil…)
1⁄4 de xícara de azeite extra virgem
1 maço de manjericão fresco
1 a 2 dentes de alho crus
3 colheres de sopa de queijo parmesão (ralado na hora)
Coloque tudo no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea.
– Ótimo para acompanhar pratos com shimeji, saladas, spaghettis vegetais….